top of page

O Projeto Sumé com Flores nasceu em 2012, numa parceria do Centro de Atenção Psicossocial da cidade (CAPS – Estação Novos Rumos) com o Programa de Ações Sustentáveis para o Cariri (PASCAR) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Sumé. A proposta foi elaborada pela terapeuta ocupacional Roberta Rossignolo, que já atuou no CAPS na cidade e aprovou o projeto pelo Ministério da Saúde. Desde então as atividades de cultivo de plantas suculentas, manejo e trato do solo, oficinas, passeios e palestras são desenvolvidas sob as orientações da Professora Adriana Meira Vital e realizadas pelos monitores do Projeto juntamente com os profissionais do CAPS, que trazem os usuários ao campus universitários duas vezes na semana.
O projeto trabalha a proposta da inclusão, humanização, valorização do ser humano e o combate à psicofobia, numa luta constante de todos os envolvidos.
 
É no Viveiro de Mudas onde as coisas acontecem de fato. Uma terapia. Os usuários aprendem a preparar o solo, manipulam as mudas, organizam os canteiros e interagem com os monitores. É pura alegria.
 
O projeto já foi apresentado e premiado em duas edições do Encontro de Extensão, Pesquisa e Inovação em Agroecologia, promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, campus de Picuí, e também tema de dois Trabalhos de Conclusão de Curso. A proposta inovadora e vanguardeira une o fazer de semear solidariedade no solo interior de cada pessoas e o regar das flores da valorização da vida e do respeito humano.

38902122_1351804768297222_24796718419001
bottom of page