PROGRAMA DE AÇÕES SUSTENTÁVEIS PARA O CARIRI
PASCAR
MONITORES DO PROJETO SOLO NA ESCOLA/UFCG E PASCAR REALIZAM OFICINA DE COMPOSTAGEM EM CAMALAÚ
Integrantes do Programa de Ações Sustentáveis para o Cariri (Pascar) e Projeto Solo na Escola/UFCG participaram de um Dia de Campo na Unidade Experimental de Camalaú, realizado pela Prefeitura Municipal de Jataúba-PE e M&F LTDA. O evento coordenado pelos professores Ezequiel Sóstenes e Mardem Souza, com o apoio da Prefeitura Municipal de Camalaú-PB e a parceria dos Laboratórios de Solos do CDSA/UFCG, aconteceu nesta sexta feira (10) e recebeu um grupo de 50 agricultores de Jataúba.
Durante o dia foram discutidas questões referentes ao uso sustentável, conservação e preservação do solo, visando a sensibilização dos presentes para o cuidado ambiental. Os temas trabalhados foram o manejo e conservação do solo, recuperação de áreas degradadas, compostagem, canteiros econômicos e uso do dessalinizador solar.
Os monitores José Ilton, Mateus Procópio, Rogério Andrade, do Pascar e Solo na Escola, acompanhados do facilitador e Agroecólogo Ivson Sousa do Grupo de Pesquisa Educação em Solos, ministraram uma oficina de compostagem e vemicompostagem, apresentando a importância da reciclagem dos resíduos orgânicos como estratégia de conservação do solo e geração de renda e distribuíram folhetos explicativos aos presentes.
Essas oficinas em dia de campo têm como objetivo sensibilizar as pessoas para que se apropriem da importância da reciclagem dos resíduos orgânicos para o Meio Ambiente. A compostagem é um processo simples que tem como produto final o composto orgânico, ou o adubo orgânico que pode ser usado na agricultura, jardins e plantas, substituindo o uso de produtos químicos, técnica que traz muitos benefícios à Natureza, tanto para o solo que recebe o adubo, quanto para a redução do lixo destinado aos aterros sanitários, minimizando a poluição de rios, do ar e do solo, e muito mais! O processo pode ser realizado em casas e apartamentos, produzindo uma composteira doméstica e contribuindo para um ambiente mais saudável. A vermicompostagem tem a mesma lógica ambiental, com o acréscimo de minhocas que aceleram a decomposição e geram um produto chamado húmus, rico em nutrientes. A proposta dessas oficinas é incentivar boas práticas ambientais e estimular a discussão do cuidado com o solo, favorecendo a troca de experiências.
Projeto Solo na Escola/UFCG divulga resultado final dos concursos
em homenagem ao Dia Mundial do Solo
Saiu o resultado final do V Concurso de Fotografia “Meu jeito de ver o solo” e II Concurso de Cordel “Solo diVerso & Prosa”, organizados pelos integrantes do Projeto Solo na Escola/UFCG e que objetivam, além de dar visibilidade às ações organizadas em comemoração ao Dia Mundial do Solo, incentivar a arte da fotografia e do cordel, oportunizando o reconhecimento de talentos na produção textual e de imagens.
Vinte fotos foram avaliadas e dez cordéis, a partir da votação dos membros de todas as edições do Projeto Solo na Escola/UFCG e convidados. Foram selecionadas quatro fotografias e três poemas mais representativos da temática estabelecida pela organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) “Manter o solo vivo, proteger a biodiversidade do solo”.
A apresentação dos vencedores será realizada no Webinario Feira do Solo, no sábado, dia 05/12. Esperamos que o público possa sentir por meio do olhar de cada participante, estudantes do Ensino Fundamental II das Escolas Gonçala, Presidente Vargas e Pai Eterno de Sumé, a força e o compromisso com a Educação em Solos. Que todos se sintam tocados e convidados a fazer parte dessa prática que busca sensibilizar as pessoas para o cuidado com o solo, nosso maior patrimônio.
V Concurso de fotografia “Meu jeito de ver o solo”:
1º Lugar. Roberto Coelho Pereira
2º Lugar. Miguel Hanry da Costa Silva
3º Lugar. Deyvid Rodrigues dos Santos
4º Lugar. Francisco de Assis Rodrigues Rafael Júnior e Maria Eloisa da Silva
II Concurso de cordel “Solo diVerso & Prosa”:
1º Lugar. Priscila Matias da Silva Lima
2º Lugar. Gustavo da Costa Barboza
3º Lugar. Jamile de Araújo Silva
LIVE COM INTEGRANTES DO PASCAR FAZ HOMENAGEM AO DIA DO AGRICULTOR
Nesse Dia do Agricultor - 28 de julho - data que foi pensada para dar visibilidade ao povo do campo que trabalha duro em todo o País. Esse dia presta merecida homenagem aos homens, mulheres, jovens e famílias que colocam comida nos supermercados e em nossas mesas todos os dias, o PASCAR realizou uma live com integrantes de todas as edições para relembrar a Cavalgada do Agricultor e da Agricultora – A Cavalgada da Agroecologia, evento técnico-cultural realizado em Sumé desde 2011 para homenagear vaqueiros e amazonas, agricultores e agricultoras.
A atividade envolve uma grande ação de visita às áreas experimentais do CDSA, o Dia de Campo: o campo no campus, onde estudantes das disciplinas de Solos e integrantes do Pascar apresentam estratégias e inovações para o campo. Esse ano, em função da pandemia que abalou todos os sistemas e setores, a Cavalgada do Agricultor e da Agricultora, já em sua nona edição, foi adiada para o ano de 2021 quando será realizada com a costumeira alegria para agraciar esses personagens que fazem a vida acontecer! A live deu ênfase a grandeza do evento e os participantes falaram de suas experiências e da importância do evento. Assista a live no canal do Projeto Solo na Escola UFCG no YouTube https://www.youtube.com/channel/UC5erLCfSt701UlF-g_LkqOA?view_as=subscriber.
PROJETO SUMÉ COM FLORES E CAPS PLANEJAM NOVAS AÇÕES
Foi realizada, nesta quinta (05) na sede do Centro de Atenção Psicossocial CAPS Estação Novos Rumos de Sumé, coordenado por Lorena Marques, uma reunião com a coordenadora e monitores do Projeto Sumé com Flores. O encontro teve como objetivo analisar as atividades desenvolvidas no ano de 2019 e traçar os direcionamentos dos próximos passos para o ano de 2020.
O Projeto Sumé com Flores é uma ação extensionista que integra o Programa de Ações Sustentáveis para o Cariri (PASCAR) e que teve inicio em 2012. As ações do projeto são coordenadas pela professora Adriana Meira Vital) e conduzidas por estudantes voluntários e acontecem no Viveiro de Mudas, na Área de Manejo Agroecológico e no Ateliê da Geotinta, campus da UFCG em Sumé. Os usuários, portadores de diferentes transtornos, vem acompanhados dos profissionais do CAPS e são acolhidos pelos monitores, para participar das atividades, que envolvem interação, descontração e orientações do cuidado com o solo e plantio de mudas, em momentos de agradável socialização.
Duas vezes na semana acontecem as atividades de preparo do solo, organização dos canteiros e produção de mudas. Para o ano de 2020 a equipe organizará atividades dentro da proposta artística, somando arte e etnopedologia.
Na Paraíba, ele foi um dos sete projetos de reabilitação psicossocial do Estado aprovados pelo Ministério da Saúde. Nasceu no CAPS e está ligado à Secretaria de Saúde de Sumé.
O projeto é referendado pela equipe de profissionais do CAPS local e também foi apresentado em diversos eventos, foi proposta de trabalho de conclusão de curso e matéria do quadro ‘Exemplos do Bem’ do programa “Bom dia, Paraíba” (https://globoplay.globo.com/v/7085320/), em reportagem, foi ao ar no dia 12 de outubro que mostrou o trabalho de referência, realizado no campus da UFCG no Cariri paraibano.
Destaca-se a importância da parceria e colaboração indispensável dos acadêmicos e dos envolvidos, cuja união e espírito de equipe se somam ao sucesso dos trabalhos prestados e ao objetivo de valorização, visibilidade e inclusão da pessoa com transtorno.
Faleceu em São Paulo (SP), a agrônoma Ana Maria Primavesi, pioneira na preservação do solo e recuperação de áreas degradadas e precursora da Agroecologia no Brasil.
Faleceu neste Domingo (05/01/2020), em São Paulo (SP), a agrônoma Ana Maria Primavesi, pioneira na preservação do solo e recuperação de áreas degradadas e precursora da Agroecologia no Brasil.
Nascida Annemarie na Áustria em 03 de outubro de 1920, chegou ao Brasil em 1948 com seu esposo, Artur Primavesi, fugindo dos abalos da segunda guerra. Aqui tem o nome aportuguesado, passando a ser Ana Maria Primavesi. A decisão do casal em vir para o Brasil, mudou a vida não só deles, jovens recém formados e recém casados, mas principalmente o rumo da agricultura nos trópicos, especialmente no Brasil.
Residindo em São Paulo, o esposo consegue emprego na Secretaria de Agricultura em São Paulo, contando com a assessoria da esposa em todos os trabalhos que atuou. Moraram em Itapetininga (SP), Passos (MG), Itaberá (SP), São Paulo (SP) e em 1961 mudam para Santa Maria (RS) para lecionar na Universidade Federal de Santa Maria, onde Ana Primavesi e o esposo contribuíram expressivamente para a organização do primeiro curso de pós-graduação voltado para a agricultura orgânica.
Os Primavesi geravam desconforto e inveja em alguns colegas e Ana Primavesi teve que defender suas ideias ecológicas e de cuidado com o solo, que dispensam o uso de agrotóxicos e questionam o uso da adubação química sempre, sem trégua, por toda a vida.
A professora foi alvo de duras críticas dentro e fora da Academia, mas jamais deteve seu ânimo. E graças a seu destemor, hoje, quando se pensa uma prática agrícola que garanta não só alimentos a todos os seres deste planeta, como também a manutenção de sua vida, é sobre os estudos de Ana Primavesi que os estudiosos e pesquisadores se fundamentam.
Depois da morte do esposo, Ana Primavesi aposentada, passa a tocar por muitos anos sua própria propriedade agrícola em Itaí (SP). Atualmente residia em São Paulo (SP) com a filha Carin e a pesquisadora e biógrafa Virgínia Knabben.
Ana Primavesi foi responsável por avanços no campo de estudo da Ciência do Solo em geral, e em especial no Manejo Ecológico do Solo. Sua compreensão do solo como um organismo vivo e com diversos níveis de interação com a planta foi uma de suas maiores contribuições. Seu livro "Manejo ecologico do solo: a agricultura em regiões tropicais" é considerado uma obra de referência nas ciências agrárias.
Em 2013, a convite do Governo da Paraíba/COOPERAR, a professora Ana Primavesi veio para abertura de seminário Seminário “Paraíba – Desertificação, agroecologia e os desafios da sustentabilidade”, que teve a colaboração do Programa de Ações Sustentáveis para o Cariri e Projeto Solo na Escola/UFCG. Na oportunidade, foi assinado pelo Governador Coutinho um decreto instituindo o PREMIO ANA PRIMAVESI DE AGROECOLOGIA.
Essa oportunidade foi extraordinária para os integrantes de nossa equipe de extensionistas, que puderam conversar com a professora Ana Primavesi, ouvindo dela orientações de como é preciso superar desafios e críticas e avançar no estabelecimento de práticas e ações em defesa do solo.
A professora Ana Primavesi é o divisor de águas entre a agricultura convencional e a agroecologia. Dela recebemos as maiores lições de como entender o solo como o grande organismo vivo que nos sustenta e mantém a vida no planeta e sobre a necessidade de manter sua qualidade e saúde para o bem comum. Sua morte é uma perda irreparável, mas estamos certos de que sua missão de sensibilizar as pessoas para olhar o solo com olhos de respeito e de amor foi muito bem cumprida! Toda nossa reverência a esta mulher grande e simples que tocou o coração e clareou a mente de muita gente.
Resultado final do I Concurso de Poesia, Cordel e Redação:
“Solo diVerso & Prosa”
"PARE A EROSÃO DO SOLO E SALVE NOSSO FUTURO"
1° lugar: Gilson Bezerra da Silva Lima - EREM JOSÉ LOPES DE SIQUEIRA
2° lugar: Ricardo Silva Rafael - (PIOX)
3° lugar: Bárbara Soares Melo - UMEIEF PRESIDENTE VARGAS
Resultado final do IV Concurso de Fotografia: “Meu jeito de ver o Solo”
"PARE A EROSÃO DO SOLO E SALVE NOSSO FUTURO"
1° lugar: Lucas Vinicius Soares Oliveira - Escola Agrotécnica de Sumé
2° lugar: Leandro Silva Alves de Moura - Escola Pe. Paulo Roberto
3° lugar: Juliana Mayara Lima da Silva - (PIOX)
Programa Matutando Agroecologia do PASCAR é
apresentado em Congresso Brasileiro
“Matutando na Internet: assim se constrói o conhecimento agroecológico”,esse é o título do trabalho que foi apresentado pelo bolsista do Programa de Ações Sustentáveis para o Cariri (Pascar) do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG, Maicon Vieira, no XI Congresso Brasileiro de Agroecologia que aconteceu de 4 a 7 de novembro, em Sergipe.
A proposta do Matutando é a aproximação de saberes e fazeres, aliando ensino, pesquisa e extensão, oportunizando o protagonismo juvenil dos acadêmicos e a valorização do povo camponês.
"O Programa Matutando Agroecologia é uma proposta de educomunicação que é veiculada na Rádio Cidade de Sumé (95 FM) todo domingo, das 12h30min às 13h e que objetiva construir o pensamento agroecológico, além de servir como espaço para socializar conhecimentos e resultados de pesquisas, dialogar com a sociedade para despertar o interesse por questões de caráter socioambiental, e disseminar práticas de manejo conservacionista do solo", informou a coordenadora do projeto, professora Adriana de Fátima Meira Vital.
Ao longo do programa, os locutores Maicon Vieira (Aluno de Agroecologia) e Rayana Minervino (aluna de Engenharia de Produção) socializam conhecimentos técnicos científicos sobre conservação do solo e produção agroecológica, entrevistam convidados (camponeses, extensionistas, líderes comunitários), compartilham dicas e receitas agroecológicas e da culinária local, declamam versos e interagem com os ouvintes pela inovação da “live” via rede social Facebook.
O Matutando Agroecologia está no ar desde 2011 e com ele já contribuíram muitos estudantes do CDSA, numa proposta de interação e dialogicidade que fortalece a extensão universitária, a valorização dos saberes, da tradição e da cultura do campo, da mulher e das juventudes e o processo de comunicação popular para fortalecer a transição agroecológica.
A adoção da transmissão ao vivo via Facebook fez com que o Matutando ganhasse mais visibilidade, aumentando a audiência, a difusão e dialogo de saberes, ampliando significativamente a proposta inicial, possibilitando avançar na discussão do fazer universitário, com a proposta do extensionismo e protagonismo juvenil, ao tempo que fortalece a “prosa” com ouvintes em diversos estados do Território do Cariri e do Brasil.
“A proposta do Matutando Agroecologia vem em resposta a uma demanda do povo camponês, que raras vezes tem um programa de rádio voltado às suas necessidades, ficando sempre distante dos saberes gerados nas instituições de ensino e pesquisa. O Matutando já gerou a escrita de um trabalho de final de curso de uma acadêmica de Agroecologia, e já foi premiado em diversos eventos científicos”, disse a professora.
Assimp CDSA/UFCG
AVISO DE RETIFICAÇÃO DO EDITAL DO
I CONCURSO CULTURAL "SOLO diVERSO & PROSA".
A coordenadora do Solo o Projeto Solo na Escola/UFCG, resolve:
I - Retificar o item 2 do I CONCURSO CULTURAL SOLO diVERSO & PROSA, passando a constar a seguinte redação:
Onde se lê:
2. Poderão participar do concurso estudantes que compõem a comunidade estudantil do Ensino Médio e Graduandos de municípios do Território do Cariri paraibano e de cidades circunvizinhas do estado de Pernambuco.
Leia-se:
2. Poderão participar do concurso estudantes que compõem a comunidade estudantil do Ensino Fundamental e Médio e Graduandos de municípios do Território do Cariri paraibano e de cidades circunvizinhas do estado de Pernambuco.
ESTÁ CHEGANDO O IV CONCURSO DE FOTOGRAFIA
"MEU JEITO DE VER O SOLO”
Em comemoração ao Dia Mundial do Solo o Projeto Solo na Escola/UFCG torna público o edital para o IV Concurso de Fotografia “Meu Jeito de Ver o Solo”. Converse com seus professores sobre a importância do solo na vida de todos nós e participe! O tema do concurso será: “Pare a erosão do solo e salve nosso futuro!”
O objetivo do IV Concurso Cultural “MEU JEITO DE VER O SOLO” é destacar a capacidade criativa e inovadora dos estudantes, com a finalidade de expressar o amor ao solo, popularizar o conhecimento do solo e promover a discussão sobre as atividades que podem ser realizadas para acabar com a erosão do solo.
Segue em anexo o edital para mais informações.
O projeto Solo na scola promove o
"I CONCURSO CULTURAL SOLO diVERSO & PROSA"
Em comemoração ao Dia Mundial do Solo o Projeto Solo na Escola/UFCG torna público o edital para o I Concurso de Redação e Poemas “Solo diVERSO & PROSA”. O tema do concurso será: “Pare a erosão do solo e salve nosso futuro!”
O I Concurso de Redação e Poemas “Solo diVERSO & PROSA” tem como objetivo principal a sensibilização de estudantes para o universo da escrita criativa, destacando a compreensão dos acadêmicos para com os problemas ambientais decorrentes da erosão do solo.
Para saber como participar baixe e leia o edital.
8ª Cavalgada do Agricultor e da Agricultora de
Sumé é realizada pelo PASCAR
Foi realizada pelo Programa de Ações Sustentáveis para o Cariri (PASCAR) do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande no domingo, 4 de agosto, a 8ª Cavalgada do Agricultor e da Agricultora (A Cavalgada da Agroecologia.
A atividade teve um café da manhã na Escola Agrotécnica de Sumé (UFCG/Campus de Sumé) e a realização de visita à área experimental do CDSA, onde os monitores do Projeto Solo na Escola/UFCG apresentaram orientações de práticas de conservação do solo e realizaram oficinas de biofertilizante e sistemas de cobertura do solo para os agricultores presentes.
A cavalgada saiu ainda pela manhã pelas ruas da cidade de Sumé como parada na Igreja Matriz para o recebimento de bênçãos e seguiu seu destino até a comunidade Nove Casas, onde foi servida uma feijoada na Associação da Laginha.
O evento foi finalizado com um forró no estádio O Jacintão com a apresentação dos músicos Gabriel do Acordeon e Os Evaldos.
A atividade teve a coordenação geral da professora Adriana Meira, colaboração do vereador Daniel Lêla e apoio da UFCG/CDSA e Prefeitura do Município de Sumé e é uma realização do PASCAR.
"A equipe agradece a expressiva presença dos vaqueiros e amazonas, a parceria e as contribuições de todos os colaboradores", disse Adriana Meira.
(Rosenato Barreto - Assimp CDSA/UFCG)
Celebrando a Semana Nacional do Meio Ambiente o PASCAR
realiza uma série de atividades
Para celebrar a Semana do Meio Ambiente a equipe do Programa PASCAR realizou uma série de atividades com o objetivo de despertar estudantes, os agricultores familiares, os feirantes para a conscientização sobre a relevância do solo para a sobrevivência humana e toda vida terrestre.
A programação começou na segunda-feira, dia 03, às 7h00min, com a Semana dos Orgânicos e o Primeiro Encontro de Feiras Agroecológica do Cariri em Sumé-PB, que culminou com falas sobre a importância da agricultura familiar e a produção orgânica. Também houve doação de mudas de nativas para composição da arborização urbana do município de Serra Branca como incentivo ao trabalho de fortalecimento do Centro de Vínculos.
Por fim, ainda como parte das ações houve uma participação na 8 Festa Estadual das Sementes da Paixão em Soledade, com doação de húmus e troca de sementes.
O PASCAR dá início à comemoração da Semana Nacional do Meio Ambiente
O Programa de Ações Sustentáveis (PASCAR) do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) iniciou nesta segunda feira, dia 03, uma série de atividades para comemorar a Semana Nacional do Meio Ambiente.
Durante a manhã a equipe esteve presente na Feira Agroecológica em uma ação organizada pela Comissão de Orgânicos da Paraíba e Associação da Feira Agroecológica de Sumé para comemorar a “Semana dos Orgânicos e o Primeiro Encontro de Feiras Agroecológicas do Cariri”.
Durante o evento integrantes do Pascar distribuíram húmus e composto orgânico. Muitos visitantes prestigiaram o momento que contou com as falas dos parceiros e agricultores agroecológicos das feiras de Sumé, Monteiro e Congo.
Ao longo da semana o PASCAR e o Projeto Solo na Escola/UFCG estarão recepcionando escolas de Sumé e dos municípios circunvizinhos e os usuários do Centro de Atenção Psicossocial Estação Novos Rumos de Sumé com diversas atividades para marcar a data.
O Programa de Ações Sustentáveis para o Cariri realiza seleção de extensionistas
O PASCAR realizou nesta terça, 14, entrevista de seleção para a oitava edição de seus projetos de extensão. Serão selecionados bolsistas, voluntários e colaboradores entre os cursos de graduação do campus do CDSA. Os selecionados deverão realizar atividades para turmas de estudantes, professores e comunidades de agricultores, disseminando conceitos sobre solos e agroecologia. Os estudantes selecionados terão a oportunidade de participar de oficinas, intervivências, visitas técnicas, organização de feiras e exposições, dentre outras atividades e estratégias metodológicas relacionadas a popularização do solo, além do compromisso de realizar leituras teóricas e elaborar trabalhos para submeter em eventos e para auxiliar na compreensão da proposta do programa e seus projetos. O resultado será divulgado na próxima sexta feira,
CUIDANDO DO SOLO PARA PRODUZIR PLANTAS SAUDÁVEIS AS CHUVAS CHEGARAM BEIJANDO A PELE DA TERRA
É hora de cuidar do nosso solo. Aqui na Área Experimental do CDSA as atividades já começaram também. E tudo de forma agroecológica e orgânica, pois, conforme recomenda a querida Professora Ana Primavesi, a produção orgânica, deve produzir alimentos de valor biológico elevado, o que somente ocorre em solos sadios e com plantas sadias. Nesse caso, o manejo do solo é fundamental e consiste num conjunto de operações realizadas com objetivos de propiciar condições favoráveis à semeadura, ao desenvolvimento e à produção das plantas cultivadas, por tempo ilimitado. Na nossa área de pesquisa, trabalhamos com consórcios, policultivos, rotação, quebra-ventos, renques, compostagem e uma série de atividades que minimizam o impacto da gota da chuva sobre o solo, reduzindo as possibilidades de erosão.
É hora de cuidar do nosso solo. Aqui na Área Experimental do CDSA as atividades já começaram também. E tudo de forma agroecológica e orgânica, pois, conforme recomenda a querida Professora Ana Primavesi, a produção orgânica, deve produzir alimentos de valor biológico elevado, o que somente ocorre em solos sadios e com plantas sadias. Nesse caso, o manejo do solo é fundamental e consiste num conjunto de operações realizadas com objetivos de propiciar condições favoráveis à semeadura, ao desenvolvimento e à produção das plantas cultivadas, por tempo ilimitado. Na nossa área de pesquisa, trabalhamos com consórcios, policultivos, rotação, quebra-ventos, renques, compostagem e uma série de atividades que minimizam o impacto da gota da chuva sobre o solo, reduzindo as possibilidades de erosão.
2019 COMO O ANO INTERNACIONAL DA TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS
RESULTADO FINAL III CONCURSO DE FOTOGRAFIA ‘MEU JEITO DE VER O SOLO’
A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o ano de 2019 como o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos (International Year of the Periodic Table of Chemical Elements –IYPT 2019) em comemoração aos 150 anos da primeira versão desta tabela concebida por Dmitri Mendeleev, o químico russo responsável por ter criado um dos mais úteis instrumentos na ciência e que ainda hoje é visto como um ícone científico dada a sua importância, organização e até mesmo dada a sua vertente estética. Desde o elementar hidrogênio ao ilustre carbono que se liga com tudo. 2019 é uma oportunidade para se refletir sobre os muitos aspectos da Tabela Periódica, incluindo sua história, o papel das mulheres na pesquisa científica, as tendências e as perspectivas mundiais sobre a ciência para o desenvolvimento sustentável, além dos impactos sociais e econômicos dessa área. Conheça a Tabela Periódica e os nutrientes do solo!
O Projeto Solo na Escola/UFCG Sumé (PB) divulga os nomes selecionados no Concurso de Fotografia ‘Meu Jeito de ver o Solo’, que homenageia o Dia Mundial do Solo. Cada participante pôde inscrever apenas uma fotografia. Foram selecionadas três fotografias, conforme o edital:
1º lugar - Gabriella Alves dos Santos do 3º ano médio da Escola E.E.M. Dr Fenelon Nóbrega do município de Salgadinho (PB), orientada pelo professor Paulo Ragner.
2º lugar - Luiz Eduardo Santos Lima do 7º ano da Escola José Bonifácio Barbosa de Andrade do Distrito Pio X (Sumé PB), orientado pelo professor Alisson Clauber Mendes de Alencar.
3º lugar - João Vitor Caetano dos Santos do 6º ano da Escola Agrotécnica de Sumé, que foi orientado pela professora Cleityane Sabino.
A equipe concedeu menção honrosa a fotografia do estudante Kleber Djonata Dionísio da Costa do 7º ano da Escola Municipal Monsenhor Vieira do município de Salgadinho – PB, que foi orientado pela professora Girliane Oliveira da Silva. As fotografias escolhidas pela comissão avaliadora comporão a exposição do site do Projeto Solo na Escola/UFCG campus Sumé. O concurso teve como proposta destacar a capacidade criativa e inovadora dos estudantes, com a finalidade de expressar o amor ao solo, incentivar a popularização da Ciência do Solo e da Educação em Solos e estimular a reflexão sobre a importância da responsabilidade de cada pessoa para a conservação do recurso natural solo.
Projeto Sumé com Flores é Destaque em Reportagem da TV Paraíba
..................................................................................................................................................................................................
O Projeto Sumé com Flores foi destaque no quadro ‘Exemplo do Bem’ do programa “Bom dia, Paraíba?”, da TV Globo. A reportagem mostrou o trabalho de referência, realizado pela equipe de voluntários do Programa de Ações Sustentáveis para o Cariri – PASCAR e o Centro de Atenção Psicossocial da Secretaria da Saúde do município de Sumé. O Projeto Sumé com Flores foi idealizado pela Terapeuta Ocupacional Roberta Rossignolo e submetido e aprovado pelo Ministério da Saúde e as ações tiveram início em 2012. As atividades acontecem no Viveiro de Mudas do CDSA, em dois encontros semanais (quintas e sextas, uma hora de encontro). Os usuários são sempre acompanhados por dois profissionais do CAPS. O Projeto Sumé com Flores foi apresentado no Encontro de Extensão, Pesquisa e Inovação em Agroecologia, promovido pelo IF Picuí, recebendo premiações em duas edições do evento e já produziu duas monografias de final de curso, de duas monitoras: Maria Edinalva Ferreira Mota (Agroecologia e inclusão: a produção de flores com os usuários do CAPS de Sumé na visão dos familiares) e Claudia dos Santos Cruz (Produção de flores como atividade terapêutica aos usuários do CAPS – Sumé PB).
O Projeto Sumé com Flores é uma ação de elevado apelo ambiental e valor social. Na perspectiva da Agroecologia, está inserido no contexto da valorização do outro, do olhar sobre a inclusão e (re)inserção, na humanização do atendimento à pessoas com necessidade temporária de acolhimento, na busca de atividades terapêuticas que auxiliem a socialização e o desenvolvimento das habilidades e atitudes, além da potencialidade de geração de trabalho e renda para os participantes.
..................................................................................................................................................................................................
Projeto da UFCG em Sumé incentivará o artesanato com barro de comunidade em cidade do Cariri
O Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande teve um projeto aprovado no “Programa de Projetos de Extensão Tecnológica e Cultural para Apoio à Agricultura Familiar no Semiárido Paraibano” da UFCG, através do Programa de Estudos e Ações para o Semiárido (PEASA), em parceria com a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB) e o Instituto Nacional do Semiárido (INSA).
O projeto “Arte com terra, incentivo e valorização da louça de barro”, coordenado pela professora Adriana de Fátima Meira Vital, foi aprovado com a maior nota, concorrendo na linha temática “Estratégias de Incentivo à Disponibilização e Apropriação de Conhecimento de Impacto Comunitário”.
“A proposta do projeto está dentro das ações da Educação em Solos e Etnopedologia. O objetivo é incentivar o artesanato com barro para dar mais visibilidade ao trabalho das loiceiras da Comunidade Ligeiro de Baixo, no município de Serra Branca-PB, estimulando o conhecimento e a confecção das peças de barro com as pessoas da localidade e agregando valor às peças pelo uso da tinta de terra (a geotinta)”, disse a professora. “A ideia é aprimorar a cadeia produtiva do artesanato”, finalizou.
Equipe do PASCAR Realiza a VII Cavalgada do Agricultor e da Agricultora de Sumé
A VII Cavalgada do Agricultor e da Agricultora foi realizada em clima de muita alegria. O evento começou na manhã deste domingo (29) com concentração e um belo café da manha na chácara Santa Rosa de onde saiu para receber uma benção em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Sumé. Em seguida o passeio percorreu as ruas Augusto Santa Cruz e Avenida Primeiro de Abril indo em direção a Associação da Lajinha (nas Nove Casas) onde foi servida uma deliciosa feijoada com a participação musical de Mel Sikeira voz e violão. De la o passeio seguiu até o Sitio Craibeiras, onde aconteceu o sorteio de brindes a homenagem ao vaqueiro e amazona destaques e a escolha da garota no primeiro concurso garota raízes do Cariri. O evento foi finalizado com muito forro pé de serra com a participação de Gabriel do Acordeom. A cordeação do evento agradece a todos que colaboraram com mais essa edição da cavalgada que homenageia os Agricultores do Cariri.
Equipe do PASCAR e Acadêmicos de Agroecologia Presentes na Abertura da Semana do Agricultor
Na manhã desta segunda feira (23) os integrantes do Programa de Ações Sustentáveis para o Cariri (PASCAR) e acadêmicos da disciplina de Solos do Semiárido, do curso de Agroecologia do CDSA, estiveram presentes na abertura da Semana do Agricultor, organizada pela Prefeitura Municipal de Sumé. Na oportunidade a Gestão pública local entregou a nova estrutura da Feira Agroecológica de Sumé e o kit de fomento à produção de forragens composto por trator, colheitadeira/ensilhadeira, grade aradora, sulcadora e debulhadeira de grãos. A ciranda de serviços, a praça de alimentação e a grade de apresentações culturais abrilhantaram o evento para os agricultores presentes. Quem passou pelo local durante a manhã pode conferir de perto a organização e acima de tudo a qualidade do evento, que contou com a presença da professora Adriana Meira e dos integrantes do PASCAR, que fez a distribuição de raquetes de palma doadas pelo Instituto Nacional do Semiárido (INSA), como contribuição para a homenagem aos agricultores, além de mudas de plantas forrageiras e arbóreas e do composto orgânico e húmus produzidos no Viveiro de Mudas do CDSA. Os estudantes fizeram entrega de material impresso sobre Agroecologia, Banco de Sementes, Convivência com o Semiárido, e conversaram com os visitantes do stand do Pascar. A professora Glauciane Danusa e o acadêmico de Biotecnologia Eliel, também estiveram presentes e levaram o secador e o fogão solar para demonstração, atraindo muitos visitantes ao espaço.
“Sem dúvida o dia de hoje ficará marcado na história da nossa cidade e é a prova de que a soma de esforços e a parceria em prol das questões do campo são a fórmula de sucesso para comemorarmos o dia do agricultor em nosso município. Ressaltamos que para ser agricultor e agricultora é preciso amar a terra, o campo, as plantas, o ambiente, ter a vocação, que muitas vezes é despertada ainda na infância. São esses personagens homenageados que na sua simplicidade e na lida diária, enfrentando os diferentes cenários de mercado e clima e os desafios do cotidiano, produzem o que há de mais sagrado para a humanidade – a alimento. Em deferência a sua importância, em 28 de julho de 1960 o presidente Juscelino Kubitschek instituiu o DIA DO AGRICULTOR, durante a comemoração do centenário do Ministério da Agricultura. A homenagem a este ator social de relevante destaque será fechada com chave de ouro com a VII Cavalgada do Agricultor, que acontecerá no próximo domingo, dia 29.”
..................................................................................................................................................................................................
Colaborador do PASCAR e Representação do CA de Agroecologia Entregam Carta ao Governador do Estado
Com intuito de fortalecer o diálogo sobre a Agroecologia e a inserção do profissional no mercado, junto ao Governo de Estado da Paraíba, representantes do Centro Acadêmico de Agroecologia do CDSA, entregaram carta ao Governador Ricardo Coutinho, em evento na cidade de Monteiro, solicitando a viabilização das seguintes propostas:
- Criação do Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica;
- Realização de processos seletivos e concursos que ofereçam vagas para profissionais de nível superior em Agroecologia e;
- Realização do Prêmio Ana Primavesi de Agroecologia, criado pelo Decreto No 33.718 02/2013 por V.Exa e que reverencia o nome da precursora da Agroecologia e Produção Orgânica.
..................................................................................................................................................................................................
Ganhador do Sorteio da Rifa do Carneiro
A rifa da cavalgada chegou ao fim nesta manha de sexta-feira, 22/06, o sortudo foi Cícero Feitosa Bezerra de Camalaú .
O prêmio sorteado foi um carneiro doado por Evanaldo (Naldo torneiro) da Tornearia Santa Maria-Sumé PB. O objetivo da rifa foi a arrecadação de verba para a realização da 7 cavalgada do agricultor de Sumé.
..................................................................................................................................................................................................
PASCAR e Teatrinho do Solo na Feira Agroecológica
A equipe do PASCAR e Teatrinho do Solo estiveram presentes nas atividades das feiras agroecológicas de Sumé e Monteiro, na última semana, em comemoração ao Dia dos Orgânicos. A atividade foi decorrente da Feira Regional de Produtos Agroecológicos, que aconteceu em Campina Grande, organizada pela Comissão Estadual de Produção Orgânica (CPOrg), objetivando apresentar aos consumidores uma diversidade de hortaliças, frutas, ovos, leite e derivados, grãos e produtos beneficiados como doces, bolos, polpas de frutas, beijus, tapiocas e artesanato. Durante a manha foi servido um saboroso café da manhã aos consumidores e visitantes, oportunidade em que os integrantes do Solo na Escola/UFCG e PASCAR distribuíram húmus e composto orgânico e a equipe do Teatrinho do Solo fez uma animada apresentação para os presentes.
..................................................................................................................................................................................................
Coordenadora do Solo na Escola/UFCG participa de curso sobre Macromonolitos de Solos
O objetivo principal do curso foi apresentar os procedimentos de seleção, coleta e preparo de macromonolitos de solos em tamanho natural, visando à construção de uma coleção científica. Aspectos gerais sobre os materiais e instrumentos comumente empregados, preservação, transporte, exposição e custos também serão abordados. O minicurso foi organizado pelo INSA e UFPB. A metodologia apresentada pelo pesquisador da Embrapa Dr Flávio Marques e pelo professor da URFPE Dr José Fernando Wanderley foi a preconizada pelo Museu Internacional do Solo com modificações realizadas pelo Centro de Referência e Informação de Solos do Estado de Pernambuco – UFRPE em parceria com a Embrapa Solos. Esta solução tecnológica foi desenvolvida pela Embrapa em parceria com outras instituições e é importante estratégia para as atividades de popularização do ensino de solos.
..................................................................................................................................................................................................
Equipe do PASCAR Realiza OFICINAS E EXPOSIÇÕES EM DIVERSOS MUNICÍPIOS DO CARIRI
Cumprindo suas atividades de disseminar conceitos de educação para a conservação do solo, Integrantes do PASCAR estiveram em diversos municípios nas duas primeiras semanas de maio. Nos dias 03, 04 e 05 foram organizadas exposições temáticas nas festividades de emancipação dos municípios de Serra Branca, Amparo e Parari. Em 11 de maio a equipe visitou o Assentamento Xique-Xique, a convite do Procase, para realização de palestra sobre práticas de conservação do solo. Já no dia 12 a exposição foi no município do Congo. Em todos os momentos foram distribuídas mudas de espécies nativas e exóticas adaptadas ao Semiárido, composto orgânico e vermicomposto produzidos no Viveiro de Mudas além de sementes crioulas provenientes do Armazém de Sementes do CDSA. As ações fazem parte das estratégias do Programa que objetiva promover o empoderamento das comunidades, fortalecer a ação extensionista e socializar práticas de conservação do solo e produção agroecológica de alimentos para a segurança alimentar e nutricional, renovação ambiental e social.
..................................................................................................................................................................................................
Lasol e Projeto Solo na Escola/UFCG comemoram o Dia Nacional da Conservação do Solo
No dia 15 de abril comemoramos o Dia Nacional da Conservação do Solo, conforme a Lei Federal n. 7.876, promulgada em 13/11/1989, por iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A data surgiu com o objetivo de aprofundar os debates sobre a importância do solo como um dos fatores básicos da produção agropecuária e a necessidade de promover seu uso e manejo de forma sustentáveis, propondo uma reflexão sobre a conservação dos solos e a necessidade da utilização adequada desse recurso natural. A criação de um dia especial para a conservação do solo surgiu, no nosso país, como alerta diante do avanço da degradação do solo pela erosão, salinização, desertificação, poluição, compactação, acidificação, contaminação e devastação dos ecossistemas nativos, ocupação indevida das encostas, uso de agrovenenos e queimadas etc. O solo é um organismo vivo, dinâmico e pouco conhecido. Além de ser a base para a produção de alimentos e fibras, o solo atua como filtro e reservatório de água e nutrientes, abrigo de animais, oferecendo matéria prima para as construções, sendo imprescindível para a existência humana e para o desenvolvimento sustentável. A FAO alertou em 2015 que aproximadamente 33% dos solos do planeta estão em situação de degradação severa. Entre os inúmeros prejuízos da degradação do solo, citam-se o selamento da terra – que agrava as enchentes – e perda de fertilidade, contribuindo para a insegurança alimentar e nutricional. O Homem é o maior agente geológico em ação no Planeta; suas ações modificam a Terra mais do que qualquer agente natural, por isso, precisamos disseminar conceitos sobre o solo, popularizar a ciência do solo, de maneira a estimular a formação de uma consciência pedológica, para viabilizar a manutenção e a melhoria da capacidade produtiva, aumentando de forma sustentável a produção de alimentos, sem degradação ambiental, pois, quando gerido de forma sustentável, o solo pode desempenhar melhor seus inúmeros serviços ecossistêmicos.
Em comemoração ao Dia Nacional da Conservação do Solo, o Laboratório de Solos (LASOL) e Projeto Solo na Escola/UFCG elaboraram uma série de atividades para mostrar a importância da data. As ações terão início na Praça José Américo, centro da cidade, com uma exposição temática e doação de composto orgânico e húmus aos agricultores. Ao longo da semana, durante as aulas das disciplinas de Solos do Semiárido e Pedologia diversos convidados conversarão com os estudantes sobre as atividades que coordenam considerando a proposta da conservação do solo. A comemoração será encerrada com uma intervivência sobre práticas de conservação do solo na Vila Produtiva Lafayette, em Monteiro.
..................................................................................................................................................................................................
EQUIPE DO PASCAR PRESENTE NA IV SEMANA DE AGROECOLOGIA DA UEPB
Integrantes do Pascar se fizeram presentes na 4ª Semana de Agroecologia da UEPB, que teve como tema “Compartilhando Saberes e Vivência Ecológica” e que aconteceu no período de 3 a 6 de abril. A equipe do Teatrinho do Solo, com Josiele Fortunato e Maicon Vieira abriu o evento com um diálogo sobre a importância do solo no fazer agroecológico; no segundo dia Jefferson Ferreira e Erica Talyta, representando o Ateliê da Geotinta, realizou uma oficina de pintura com tinta de terra, dentro da proposta de valorização e popularização da ciência do solo.
Em sua 4ª edição, a semana trouxe, além dos professores da UEPB, especialistas da área de outras instituições, a exemplo do professor Eli Lino de Jesus, do Instituto Federal de Rio Pomba, em Minas Gerais; a professora Adriana Sais, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR); o professor Rafael Neves, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL); a professora Mariana Oliveira Breno também da UFAL; a professora Kátia Cristina Kupper da UFSCAR; e a professora Adriana Meira da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) – Campus de Sumé. A oportunidade abriu discussão com os estudantes e profissionais sobre os caminhos dos cursos de Agroecologia do Estado, as atividades extencionistas e a inserção dos egressos.
..................................................................................................................................................................................................
Dia de Campo na Área Experimental
Mais de 200 pessoas participaram do Dia de Campo, realizado nesta quinta (23) no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Sumé. A atividade foi promovida numa parceria do Programa de Ações Sustentáveis para o Cariri (Pascar) com a Gestão Unificada, integrada pela Emepa-PB, Interpa-PB e Emater-PB - Regional Serra Branca. A atividade começou às 8h30min, com abertura no Viveiro de Mudas onde o técnico da Emater Sumé Geneilson Evangelista apresentou as ações presentes e futuras da Emater e o estudante de Agroecologia do CDSA, José Ray, apresentou as técnicas de viveirismo e vermicompostagem. Em seguida os agricultores e agricultoras foram encaminhados às diversas estações de visitação da área experimental.
Na área experimental coordenada pela professora Adriana Meira, os visitantes conheceram as estratégias de cobertura do solo e policultivos e participaram da montagem de composteiras e biofertilizante, apresentadas pelos estudantes do Grupo de Pesquisa de Solos. Os participantes também conheceram o fogão e secador solar apresentados pelos monitores da Professora Glauciane Danusa e puderam observar o processo de desidratação da salsinha.
Finalmente, na estação de zootecnia, sob a coordenação do professor Tiago Araújo, os participantes do dia de campo conheceram a produção de silagem, fenação e mistura múltipla, além da proposta da avicultura caipira e do confinamento de ovinos. Para a professora Adriana, coordenadora do Pascar, a oportunidade foi muito interessante para todos, pois os participantes demonstraram grande interesse pelas ações apresentadas e conversaram com os estudantes e técnicos sobre as possibilidades de realização dessas estratégias em suas comunidades, para ampliar as possibilidades de conhecimento por parte dos agricultores que não puderam se fazer presentes.
Além disso, a parceria entre a UFCG e a Emater contribui com a disseminação de tecnologias sociais desenvolvidas no campus universitário, além de permitir a participação dos estudantes no processo de socialização de saberes.
..................................................................................................................................................................................................
7ª Festa Estadual das Sementes da Paixão
A Articulação do Semiárido Paraibano – ASA Paraíba, realizou, nos dias 05, 06 e 07 de outubro de 2017, em Boqueirão-PB, a “7ª Festa Estadual das Sementes da Paixão”. A festa teve como tema “Fortalecendo a resistência e celebrando a vida no Semiárido” e aconteceu na Ritz Eventos e Recepções, reunindo 200 pessoas.
Sementes da paixão é o nome localmente dado ao imenso patrimônio genético cultivado pelas famílias agricultoras paraibanas, representado por centenas de variedades locais cultivadas, ao longo de gerações, para a produção de alimentos e de riqueza, transformando-se na marca da agricultura familiar no estado.
Diante das ameaças à conservação desse patrimônio, seja pelas secas sucessivas, pelas políticas de distribuição de poucas variedades de sementes em grande escala, ou pelo risco de contaminação de transgênicos, a ASA Paraíba vem fortalecendo a estratégia de armazenar essas sementes nos Bancos de Sementes Comunitários.
..................................................................................................................................................................................................
Equipe do PASCAR realiza exposição temática no Festival do Mel
Para por em prática o conhecimento adquirido em sala de aula, acadêmicos integrantes da do Programa de Ações Sustentáveis para o Cariri – PASCAR, da UFCG-CDSA campus de Sumé, realizaram exposição com o tema “Cuidar do solo – as plantas melíferas para sustentabilidade do Cariri”.
O evento, que aconteceu no último final de semana, contou com orientação da professora Adriana Vital, coordenadora do Programa de Extensão e levou às ruas de São José dos Cordeiros maquetes, posters e material para doação: húmus, sementes crioulas e mudas de plantas melíferas foram distribuídas com os presentes, representando a preocupação dos integrantes do PASCAR com a promoção da sustentabilidade do ambiente caririzeiro.
Os estudantes Francisco Laíres, Jefferson Ferreira, Paloma dos Anjos, Regiane Farias e Paolla Leite se organizaram em grupos para explicar aos visitantes as estratégias, metodologias e práticas desenvolvidas pelo PASCAR para promover o cuidado com os solos da região.
A participação no Festival do Mel representa o compromisso e a dedicação dos acadêmicos com a extensão universitária e com a disseminação de práticas sustentáveis.
..................................................................................................................................................................................................
PASCAR tem trabalho premiado no I Congresso Brasileiro de Engenharia de Biossistemas
A equipe do Ateliê da Geotinta teve o trabalho intitulado “Uso não agrícola do solo: a tinta de terra como inovação tecnológica e sustentável” premiado no I Congresso Brasileiro de Engenharia de Biossistemas que aconteceu de 22 a 24 de agosto de 2017, em Tupã, SP. Segundo a professora, o trabalho premiado fez parte das pesquisas que vem sendo desenvolvidas pelo Grupo de Estudos Estudo, Uso e Manejo dos Solos do Semiárido, que busca popularizar conceitos sobre solos a partir do uso de diferentes metodologias, como as oficinas de tinta de terra (geotinta).
Participaram do trabalho a acadêmica de Engenharia de Biossistemas Jessica Micaele Mota de Araújo, os acadêmicos de Tecnologia em Agroecologia Francisco Laíres Cavalcante, José Ray Martins Farias, Regiane Farias Batista e a mestranda de Engenharia de Produção (UFRN) Gislaine Handrinelly de Azevedo. Sobre I Conbeb O primeiro evento da categoria no Brasil teve como tema central “Tecnologias, inovações e perspectivas na produção" e recebeu mais de 180 participantes, entre profissionais, produtores rurais e estudantes dos cursos de Engenharia de Biossistemas do Brasil (FCE/UNESP - Tupã, UFCG-Sumé, FZEA/USP e IFSP- Avaré) e áreas afins.
A programação do evento contou no dia 22 com as palestras "O Conselho de Carreira que provavelmente você ainda não recebeu", ministrada por Maria Elvira Sogayar Scapol da Zilor, diretora de Gestão de Pessoas e Socioempresarial da Zilor e "Desafios tecnológicos e biossistema agrícola para alta produtividade de soja e milho no Brasil: visão integrada do mercado", proferida pelo Engenheiro Agrônomo Guy Mitsuyuki Tsumanuma. Além das palestras e minicursos o evento contou com apresentação de 101 trabalhos científicos em forma de painéis, dos quais os 10 melhores trabalhos receberam um certificado de menção honrosa e um convite para publicar o artigo na Revista Brasileira de Engenharia de Biossistemas O I Conbeb, além de ter sido uma oportunidade de ampliação de conhecimentos, troca de experiências e debates sobre os caminhos da Engenharia de Biossistemas.
..................................................................................................................................................................................................
O PASCAR realizou ontem (30) o V Dia de Campo: o campo no campus e a VI Cavalgada do Agricultor. O dia de campo reuniu estudantes do CDSA, técnicos da Emater, representantes do INSA e do MST e agricultores do sítio Cantinho (Serra Branca), para apresentar e discutir diferentes práticas de conservação do solo e produção animal. O evento teve início com um café da manhã musical, para recepção dos agricultores e agricultoras, vaqueiros e amazonas. A seguir os monitores da organização do evento conduziram os presentes para a área experimental do CDSA, para visitação às estações preparadas pelos estudantes.
Acompanhados pelos professores Tiago Araújo e Ana Cristina, os presentes visitaram às estações de produção de frango caipira, produção de alimentos conservados (feno e silagem), ordenha higiênica e manejo alimentar, com apresentação da mistura múltipla para caprinos e ovinos.A estação que abordou a tecnologia social do forno e desidratador solar foi apresentada pelos estudantes Eliel Barbosa e George Lacerda de Engenharia de Biotecnologia, orientados pela professora Glauciane Danusa.
Já a estação sobre meliponicultura com orientações sobre abelhas Cupira foram trabalhadas pelas estudantes de Tecnologia em Agroecologia Thayná e Autenice Guilherme.
Por fim, as estações sobre compostagem e biofertilizante enriquecido estiveram a cargo da professora Adriana Meira e equipe do PASCAR e contou com a participação dos técnicos da Emater Antonio Alberto e Valmir Cartaxo.
Após o dia de campo teve início a VI Cavalgada do Agricultor, que reuniu mais de 100 vaqueiros e amazonas no parque de exposição do CDSA, vindos de diversos municípios da Paraíba e Pernambuco, para prestigiar o evento. Puxada pelos acadêmicos de Engenharia de Biossistemas Paolla Leite e Daniel Lêla, a Cavalgada saiu do CDSA ao meio dia, com um passeio pelas ruas da cidade, bênção do pároco e percurso de aproximadamente 20 km pelas Nove Casas, onde foi servida a feijoada aos presentes, no tradicional bate sela. Com a presença do aboiador Divam Amorim (Custódia PE), o passeio da vaqueirama foi todo alegria. No bate sela os poetas presentes fizeram duas toadas e declamações, com destaque para a jovem Mel Siqueira, de 12 anos, que encantou a todos com sua voz e violão. A Cavalgada chegou ao bairro do Mandacaru por volta das 16horas, onde foi feita sorteio de brindes com os presentes e a escolha do vaqueiro e amazona destaques, sendo encerrado com o tradicional forró pé de serra, com a banda Gabriel do Acordeon.
O objetivo foi difundir a aplicação de técnicas sustentáveis para a agricultura familiar, produção animal, estímulo ao manejo agroecológico do solo, além de homenagear o povo do campo, como referência ao Dia do Agricultor (28 de julho) e dá visibilidade às atividades e pesquisas desenvolvidas pelos docentes do CDSA. Somos profundamente agradecidos aos parceiros e colaboradores, aos estudantes que se fizeram presentes e a equipe do PASCAR pela atenção, dedicação e entusiasmo com que receberam os visitantes.
..................................................................................................................................................................................................
DIA DO AGRICULTOR
De sol a sol ou debaixo de chuva, hectares para plantar. A cada safra o agricultor tem uma longa história para contar.
O Dia do Agricultor é celebrado em 28 de julho, data criada em razão de ter sido nesse dia, em 1960, a fundação do Ministério da Agricultura, no mandato de Juscelino Kubitschek. É importante não confundir essa data com o dia do Agricultor Familiar, que é comemorado em 25 de julho.
O agricultor possui uma ampla relevância na economia brasileira e também para a população mundial, pois é a sua atividade que propicia a maior parte da produção de alimentos, sobretudo aqueles que estão na mesa de todos os trabalhadores, tais como arroz e feijão. Por esse motivo, a homenagem aos agricultores, além de justa, é necessária, pois faz referência a um dos mais relevantes serviços prestados para a sociedade.
..................................................................................................................................................................................................
VI CAVALGADA DO AGRICULTOR E V DIA DE CAMPO
PREPARE O CHAPÉU, A 6ª CAVALGADA DO AGRICULTOR DE SUMÉ JÁ TEM DATA MARCADA .
Publicado em 29 de Junho de 2017
Pode se animar, a 6ª cavalgada do agricultor de Sumé já tem data para acontecer. A organização e o PASCAR já estão a todo vapor. Então, vá preparando seu cavalo, chame a vaqueirama, que o dia 30 de julho de 2017 promete ser de muita festa e diversão.
E no dia 30 de julho também ocorrerá o 5º dia de campo: o campo no campus.
..................................................................................................................................................................................................
Equipe PASCAR realiza oficina de Geotinta no II Conapesq
Foi realizada na sexta-feira (09) durante o II Conapesq uma oficina de Geotinta com participação de mais de 40 pessoas
....................................................................................................................................................................................................................
Programa de Ações Sustentáveis para o Cariri – PASCAR, divulga a abertura da seleção de extencionistas/PROPEX. O período de inscrição acontece entre os dias 02 e 05 de maio de 2017, das 8h às 12h e das 14 às 18h na Secretaria da UATEC. Serão disponibilizadas 3 vagas para alunos bolsistas e quatro vagas para alunos voluntários
Acesse aqui o edital
....................................................................................................................................................................................................................
Projeto de Educação em Solos aprovado na Chamada Universal - CNPq A professora Adriana Meira, coordenadora do Laboratório de Solos do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido e do Projeto Solo na Escola/UFCG, aprovou um projeto na Chamada Universal 01/2016 do CNPq: "Educação em Solos: aprender brincando para usar conservando", é o título do projeto que tem parceria com o CCT, CEEI e CSTR (UFCG), CCHSA (UFPB), UFV e EMBRAPA Solos.
O solo sustenta a vida e embora exerça múltiplas funções, ainda é o recurso ambiental menos conhecido e valorizado, situação que pode agravar o avanço da degradação, sobretudo em ambientes vulneráveis como o Semiárido. Disseminar conceitos sobre o solo é possibilitar o diálogo para efetivação de políticas de valorização, recuperação e conservação deste recurso fundamental à vida. O projeto, cujas ações vêm sendo desenvolvidas sem recursos financeiros há cinco anos, em escolas e comunidades rurais da microrregião do Cariri do Estado da Paraíba, objetiva produzir material didático sobre solos (vídeos, (Geocine), histórias em quadrinhos (HQ), jogos digitais e de tabuleiro), para estimular a abordagem sobre o tema em diferentes mídias, além de aprofundar estudos sobre a geotinta, tecnologia social de inovação para fomentar a bioconstrução e a valorização dos diversos usos do solo.
A proposta busca promover a cidadania ativa, fortalecendo o protagonismo das comunidades e juventudes, a valorização dos artesão, disseminado conceitos sobre solos, estimulando as discussões sobre políticas públicas para conservação dos solos e proporcionando alternativa de trabalho, pela possibilidade de uso da geotinta, especialmente ás pessoas das comunidades e escolas de baixa renda da região. A proposta é construir mídias diversas para popularização do ensino de solo, além de ampliar as ações do Ateliê da Geotinta pela implantação de uma Unidade de Demonstração de Pintura com Tinta de Terra", comentou a professora Adriana Meira, cujas ações na Educação em Solos são pioneiras na UFCG.
....................................................................................................................................................................................................................
Trabalhos Acadêmicos do PASCAR recebem premiação no II EEPIEA Nos dias 13 a 15 de dezembro integrantes do PASCAR estiveram em Picuí para participar do II Encontro de ensino, Pesquisa, Inovação e Extensão em Agroecologia, promovido pelo Núcleo de Agroecologia do IF.
O evento teve como objetivos valorizar e destacar a pesquisa e a inovação em Agroecologia, divulgar, acompanhar e avaliar os trabalhos desenvolvidos, além de promover o intercâmbio do conhecimento agroecológico. Nesta Edição, três trabalhos apresentados por integrantes do PASCAR receberam premiação de primeiro e segundo lugar na categoria Oral. Na temática Extensão, o trabalho intitulado VISITAS MONITORADAS COMO METODOLIGIA PARA FACILITAR A APRENDIZAGEM SOBRE SOLOS, desenvolvido pela acadêmica Lygia de Oliveira Lopes recebeu 1º lugar; na modalidade pesquisa foi premiado em 2º lugar TESTES INICIAIS COM SEIVA DE PALMA E RESINA DE ESPONJINHA NA ELABORAÇÃO DE TINTA DE TERRA, conduzido por Aline de Carvalho Silva e na categoria inovação o 1º lugar foi para o trabalho PLANTAS SUCULENTAS USADAS PARA JARDINAGEM E COMO ATIVIDADE TERAPÊUTICA COM OS USUÁRIOS DO CAPS EM SUMÉ, apresentado por Erica Talyta Ramos Carlos e que é resultado da ação junto aos usuários do CAPS Sumé.
Todos os trabalhos estão sob a orientação da professora Dra Adriana Meira, coordenadora do PASCAR. A atribuição do prêmio foi dada após avaliação feita por parte da comissão científica do Evento, promovido pelo Dr Fred Campos, coordenador do NEA, considerando a contribuição do trabalho, a estruturação textual do resumo desenvolvido, o conteúdo abordado, a oralidade do apresentador, o domínio do assunto durante a apresentação e o acompanhamento da professora orientadora da pesquisa.
....................................................................................................................................................................................................................
A comissão de organização do I Concurso de Fotografia do Projeto Solo na Escola/UFCG, organizado pelo Programa de Ações Sustentáveis para o Cariri – PASCAR, divulga o resultado do concurso fotográfico " MEU JEITO DE VER O SOLO " .
Acesse aqui
....................................................................................................................................................................................................................
INTEGRANTES DOS PASCAR DEFENDEM SEUS TCC COM ÊXITO
Os integrantes do PASCAR, Diogo dos Santos Oliveira, Eduardo Muniz, Wanderson Pereira, Givaldo Freitas e Luana Silva, defenderam seu Trabalho de Conclusão de Curso na última semana, obtendo conceitos excelentes. Além deles, também apresentarem o resultado de suas pesquisas Aline de Carvalho, Jaqueline Cavalcante e Josileide Caetano.
Trabalhos que enfatizaram o uso agrícola do solo, evidenciando a urgência de estimular o plantio de feijão em sistema orgânico (Aline, Wanderson e Givaldo), de incentivar o uso do milheto (Diogo), de estimular a formação de bancos de sementes (Eduardo) e pesquisas dando expressividade a Educação em Solos no ensino fundamental (Jaqueline, Josileide) foram apresentados aos examinadores que puderam constatar o avanço das pesquisas envidadas com esforço e dedicação pela equipe, voluntários e bolsistas.
....................................................................................................................................................................................................................
PASCAR e o Projeto Solo na Escola/UFCG lançam edital de concurso fotográfico " MEU JEITO DE VER O SOLO " .
O objetivo do Concurso Cultural – “MEU JEITO DE VER O SOLO” é destacar a capacidade criativa e inovadora dos estudantes, com a finalidade de expressar o amor ao solo, incentivar a popularização da Ciência do Solo e da Educação em Solos e promover a discussão da importância do solo na vida cotidiana da sociedade, através da divulgação de fotografias relacionadas ao solo.
Acesse aqui o edital
....................................................................................................................................................................................................................
ACONTECEU NO CENTRO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO SEMIÁRIDO O I ENCONTRO DE NÚCLEOS DE AGROECOLOGIA
O programa de Ações Sustentáveis para o Cariri realizou nos dias 22 e 23 de Setembro o I Encontro de Núcleos de Agroecologia no centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG no campus de Sumé, com o intuito de ampliar a articulação, a integração e o diálogo no campo da Agroecologia. O objetivo foi apresentar as experiências dos Núcleos do Estado centradas no fortalecimento da transição agroecológica e da conservação dos recursos ambientais.
Na ocasião participam também o Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica do Cariri Ocidental Paraibano (NEACOP), Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA), Núcleo de Extensão Rural Agroecológica (NERA), Movimento de Educação do Campo e Agroecologia (MECA) e Núcleo de Estudos em Agricultura Ecológica do Sertão Paraibano (NAESP).
Publicado em 27 de Setembro de 2016.
....................................................................................................................................................................................................................
PROGRAMA MATUTANDO AGROECOLOGIA RECEBE PRÊMIO NO VIII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO E SOLOS
O Laboratório de Solos (LASOL) do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG foi premiado no VIII Simpósio Brasileiro de Educação em Solos, através de suas ações com o Programa de Ações Sustentáveis para o Cariri (PASCAR) e o Projeto Solo na Escola. O evento foi realizado entre os dias 7 e 10 deste mês de setembro.
Pelo PASCAR o projeto Matutando Agroecologia com a aluna Lygia Oliveira Lopes recebeu o prêmio “Inovação em Educação em Solos”. O projeto Solo na Escola recebeu premiação pelas atividades “Arte e Cultura em Educação em Solos – Teatro do Solo”, com a aluna Josiele Carlos Fortunato e, “Oficina de Geotinta”, ministrada pelo aluno Diogo dos Santos Oliveira. No evento esta oficina foi a mais procurada pelos participantes e teve a participação do doutor Clay Robinson, da Universidade de Illinois (Texas – Estados Unidos).
O Simpósio Brasileiro de Educação em Solos é um evento realizado a cada dois anos, promovido pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS) e organizado por um grupo de pesquisadores vinculados às instituições de ensino superior que investigam e desenvolvem trabalhos na área de ensino e pesquisa de Solos.
O VIII Simpósio Brasileiro de Educação em Solos teve como tema principal “A educação em solos no meio urbano e a popularização da Ciência do Solo” e aconteceu no Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo, localizada na cidade de São Paulo-SP, nos dias 7 a 10 de setembro.
....................................................................................................................................................................................................................
SELECIONADOS ESTUDANTES PARA O NÚCLEO DE AGROECOLOGIA E PRODUÇÃO ORGÂNICA DO CARIRI OCIDENTAL – NEACOP (IFPB Monteiro e UFCG Sumé)
BOLSISTAS:
Magno de Miranda Henriques Marques
Rubens Henrique Holanda do Carmo
Iracema de Azevedo Monte Paiva
José Leandro da Costa
Fábia Shirley Ribeiro Silva
VOLUNTÁRIOS:
João Barbosa Júnior
Paulo Sergio de Lima Silva Filho
Yanna Maisa Leitão
BOLSISTAS:
Magno de Miranda Henriques Marques
Rubens Henrique Holanda do Carmo
Iracema de Azevedo Monte Paiva
José Leandro da Costa
Fábia Shirley Ribeiro Silva
VOLUNTÁRIOS:
João Barbosa Júnior
Paulo Sergio de Lima Silva Filho
Yanna Maisa Leitão
SELECIONADOS ESTUDANTES PARA O NÚCLEO DE AGROECOLOGIA E PRODUÇÃO ORGÂNICA DO CARIRI OCIDENTAL – NEACOP (IFPB Monteiro e UFCG Sumé)
Publicado em 25 de Agosto de 2016.
....................................................................................................................................................................................................................
REUNIÃO DE SISTEMATIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS DOS NEA’s DO NORDESTE
A coordenadora do PASCAR participou nos dias 17 a 20 de agosto do I Seminário de Sistematização de Experiências dos Núcleos de Agroecologia do Nordeste, organizado pela Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) e Rede de Núcleos de Agroecologia do Nordeste (RENDA). Na oportunidade foram apresentadas estratégias e metodologias para sistematização de experiências dos Núcleos de Agroecologia e apresentadas as experiências exitosas dos diversos Estados do Nordeste.
O produto da reunião foi bastante importante, pois trouxe como resultado a organização do I Encontro dos Núcleos de Agroecologia da Paraíba, a ser realizado no campus da UFCG, em Sumé, nos dias 22 e 23 de setembro, oportunidade em que serão debatidos assuntos sobre a construção do conhecimento agroecológico no Estado. Participarão do evento representantes dos NEA’s do IFPB Monteiro, Picuí e Sousa, da UEPB Lagoa Seca, UFPB Bananeiras, além do PASCAR (CDSA Sumé), que coordenará o Encontro.
Publicado em 25 de Agosto de 2016.
....................................................................................................................................................................................................................
PASCARIANOS PARTICIPAM E APRESENTAM TRABALHO NO IX ENCONTRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UFCG - IX ENEX.
Aconteceu no Centro de Formação de Professores, em Cajazeiras, o IX ENCONTRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UFCG - IX ENEX, com o tema "A Extensão Universitária: ampliando conhecimentos e promovendo o desenvolvimento regional".
O evento reuniu todos os coordenadores e alunos envolvidos com os Programas e Projetos de extensão universitária, desenvolvidos na UFCG, durante o ano de 2015. Na ocasião, o PASCAR e o Projeto Solo na Escola apresentaram as atividades, ministraram oficinas e trocaram conhecimento com outros prejetos.
....................................................................................................................................................................................................................
A 5ª CAVALGADA DO AGRICULTOR DE SUMÉ FOI UM SUCESSO
A Cavalgada do Agricultor de Sumé, organizada pelo Programa de Ações Sustentáveis para o Cariri - PASCAR, já tradicional no município, foi realizada na manhã do último domingo, 31, sendo considerada um sucesso.
O evento reuniu a vaqueirama, agricultores e moradores de diversos municípios do Cariri e teve como objetivo, homenagear o povo do campo, como culminância das atividades do Dia do Agricultor (28 de julho). Após um animado café, recheado com poesias e cantorias, a Cavalgada partiu rumo ao bate sela, onde a vaqueirama aproveitou para dessedentar os animais e se confraternizar.
Ao longo da Cavalgada, nenhum incidente foi registrado, apenas a diversão tomou conta das comitivas que participaram do evento. De acordo com a professora Adriana Meira, organizadora, a Cavalgada deste ano contou com a participação de mais de 100 animais, além de motos, carros e caminhões que acompanharam o percurso. Segundo ela, o evento foi positivo, transcorrendo dentro da tranquilidade.
"Inicialmente, agradecemos a Deus, a equipe do PASCAR, a colaboração da agricultora agroecológica e Agroecóloga Maria Helena, aos colaboradores e apoiadores e a todos os participantes por mais uma Cavalgada realizada em Sumé", comentou.
....................................................................................................................................................................................................................
IFPB E CDSA APROVAM NÚCLEO DE ESTUDO EM AGROECOLOGIA
IFPB e CDSA aprovam Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica Aprovado através da Chamada MCTI/MAPA/CNPq nº 02/2016 o Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica do Cariri Ocidental Paraibano (NEACOP), numa construção coletiva do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) – Campus Monteiro e Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (UFCG), Sumé.
O objetivo da iniciativa é agregar Instituições Federais, Associações Agrícolas, Comunidades Quilombolas e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, para articular, discutir, apoiar, interagir e disseminar políticas de convívio no semiárido e ações fundamentadas para a conservação dos solos, fortalecendo e incentivando a transição agroecológica no Território do Cariri Ocidental da Paraíba.
O público beneficiário será composto pelos agricultores familiares e os envolvidos na produção orgânica ou de base agroecológica, e as comunidades quilombolas, que se encontram no Território do Cariri Ocidental da Paraíba e por estudantes do curso de Tecnologia em Agroecologia (CDSA), Sumé-PB, e a Especialização em Desenvolvimento e Meio Ambiente (IFPB), em Monteiro.
O projeto de caráter multi-institucional teve a colaboração pela UFCG dos professores Adriana de Fátima Meira Vital (CDSA) e Rivaldo Vital dos Santos (CSTR), profissionais do IFPB José Herculano Filho, Pedro Henrique Pinheiro Xavier Pinto, Abraão Romão Batista, do IFRN Cleysyvan de Sousa Macedo e do IFAP Vinícius Batista Campos.
“Trabalharemos na implantação de sistemas simplificados de produção agropecuária, estimulando estudantes e profissionais recém-graduados e pós-graduados a atuarem na Extensão Rural e buscaremos desenvolver tecnologias alternativas para a agricultura familiar e o homem do campo, fortalecendo as Feiras Agroecológicas e capacitando as Comunidades Quilombolas na gestão dos recursos edáficos e hídricos. Além disso, trabalharemos na produção de material didático sobre a conservação dos solos, contextualizados com a realidade local/territorial, na perspectiva da Educação em Solos”, disse a professora Adriana Meira.
....................................................................................................................................................................................................................
Lucas Matheus O. da Silva. Publicado em 20 de Junho de 2016.
PROJETO PARA A CONSERVAÇÃO DO SOLO
“Sociabilidades na construção de sistemas de policultivos para o fortalecimento da conservação do solo e segurança alimentar no Cariri” é o projeto que está sendo executando na Comunidade Rural Cantinho, em Serra Branca-PB, sob coordenação da professora Adriana Meira Vital.
O projeto visa implantar, de forma participativa e dialógica, os sistemas de policultivos, trabalhando a conservação dos solos para o aumento da produção agrícola, permitindo assegurar melhorias nas condições de vida das famílias da Comunidade.
Trata-se de uma proposta selecionada no edital 2016 do Projeto de
Extensão Tecnológica e Cultural para apoio à Agricultura Familiar no
Semiárido Paraibano.
Também serão trabalhados, de forma lúdica, através do teatro e da contação de histórias, com orientação da professora Eliane Lisboa, a relevância do cuidado com a terra e a origem da comunidade, resgatando saberes e oportunizando a oficialização da Comunidade como quilombola.
....................................................................................................................................................................................................................
MONITORIA DE PEDOLOGIA E CLASSIFICAÇÃO DO SOLO
Está aberta a inscrição para a monitoria de Pedologia e classificação do solo. Para os interessados, a inscrição será feita através do endereço eletrômico: http://www.pre.ufcg.edu.br, no período de 20 de junho a 2 de Julho de 2016. As informações como documentos necessários e data de reaização da prova, por exemplo, podem ser consultadas clicando no link abaixo.
....................................................................................................................................................................................................................
ALUNOS DO IEIC VISITAM O
ESPAÇO DE EDUCAÇÃO EM SOLOS.
O Programa de Ações Sustentáveis Para o Cariri (PASCAR) promoveu nesta quinta feira, dia 16, uma visita monitorada de estudantes do 1º ano da Instituição de Ensino Imaculada Conceição (IEIC).
Os universitários participantes do programa iniciaram a condução da visita pelo laboratório de solos (LASOL), explicando aos primeiro-anistas o processo de formação dos solos, suas características, além de algumas curiosidades.
A visita prosseguiu para o armazém de sementes e depois para o ateliê da geotinta, nesse ultimo os estudantes tiveram contato com as obras feitas com o uso de tinta de terra pelos artistas do PASCAR. Seguiu-se então para as composteiras e minhocario e posteriormente para o perfil dos solos, onde a visita foi finalizada.
Alunos do IEIC conhecendo o perfil dos solos
Lucas Matheus O. da Silva. Publicado em 17 de Junho de 2016.
....................................................................................................................................................................................................................
SEMANA DO MEIO AMBIENTE É COMEMORADA PELA EQUIPE PASCAR
Publicado em 06 de Junho de 2016
O Programa de Ações Sustentáveis para o Cariri - PASCAR e Projeto Solo na Escola/UFCG, promoveram, entre os dias 31 de maio a 03 de junho uma programação especial em Comemoração a Semana do Meio Ambiente. As atividades tiveram início com a visita monitorada de estudantes da Escola Normal de São José do Egito (PE), na terça (31). Os futuros professores visitaram o Espaço de Educação em Solos e o Viveiro de Mudas do CDSA e acompanharam a apresentação do Teatrinho do Solo para, em seguida, participar do plantio de um mulungu, em um momento de reflexão e diálogo sobre a importância dos professores do ensino básico para a formação cidadã de seus alunos, no que se refere ao despertar da consciência pedológica, em busca da promoção da qualidade e fertilidade dos solos.
Na quarta (01) foi a vez da Escola Municipal Presidente Vargas visitar o Espaço de Educação em Solos e participar de atividades no Minhocário do CDSA. Além da apresentação do
teatrinho do Solo, com distribuição de livros e boletins aos estudantes, foi realizado o plantio de uma muda de trapiá, para sensibilização dos estudantes.
Na quinta (02) as monitoras do Projeto Sumé com Flores, conduziram os usuários do CAPS Estação Novos Rumos de Sumé em visita pela Área Experimental. Logo após foi realizado um momento de interação, que foi finalizado com o plantio de uma craibeira.
As atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a proposta do PASCAR foi estimular a comunidade local a cultivar um sentimento de proteção pela Natureza, de afetividade pelo solo, aliando à preservação ambiental", comentou a professora Adriana, coordenadora do PASCAR
....................................................................................................................................................................................................................
PASCARIANAS VIAJAM PARA A 2ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL.
Publicado em 30 de Maio de 2016
A estudante Paolla Leite e a recém graduada em Agroecologia pelo CDSA, Maria Helena de Sousa Viajam hoje para Brasília e vão representar o PASCAR na 2ª Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural. O evento visa debater, reafirmar e fortalecer a importância da participação social no processo de formulação das políticas públicas voltadas para o rural brasileiro. Tem o objetivo de estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Ater pública e de qualidade aos agricultores/as familiares do Brasil, visando ampliar a produção de alimentos para todos. A Conferência envolve, em todo o processo, representações das diversas instâncias de governo e da sociedade civil.
A COORDENAÇÃO DO PASCAR REALIZOU EVENTO PARA DAR AS BOAS-VINDAS AOS NOVOS INTEGRANTES DA EQUIPE.
Publicado em 10 de Maio de 2016
A Coordenação do PASCAR realizou evento para dar as boas-vindas aos novos integrantes da equipe, com a dinâmica da ‘teia e tramas’ onde os veteranos se apresentavam e apresentavam as atividades a que estão vinculados, de modo a que os novatos pudessem ter uma visão geral das ações de cada projeto. A seguir os novos integrantes fizeram sua apresentação e comentaram sobre suas expectativas e valores. Ao final, a professora Adriana explanou sobre os caminhos da idealização do Programa, da importância das temáticas que norteiam o PASCAR, convidando a todos para se integrarem e se socializarem, de modo a construir um novo tempo, com novas proposituras e possibilidades para engrandecer o PASCAR e suas ações sustentáveis para o Cariri.
PREPARE O CHAPÉU, A 5ª CAVALGADA DO AGRICULTOR DE SUMÉ JÁ TEM DATA MARCADA .
Publicado em 04 de Maio de 2016
Pode se animar, a 5ª cavalgada do agricultor de Sumé já tem data para acontecer. A organização e o PASCAR já estão a todo vapor. Então, vá preparando seu cavalo, chame a vaqueirama, que o dia 31 de julho promete ser de muita festa e diversão.
DIVULGADO O RESULTADO DA SELEÇÃO PROBEX 2016.
Publicado em 04 de Maio de 2016
Divulgado o resultado da seleção dos bolsistas e voluntários dos alunos que farão parte da equipe do PASCAR em 2016. Os aprovados devem comparecer à reunião de apresentação que acontecerá dia 10 no auditório do CDSA.