PROGRAMA DE AÇÕES SUSTENTÁVEIS PARA O CARIRI
PASCAR
Educação em Solos é uma proposta continuada de popularizar o solo. O Projeto Solo na Escola/UFCG dialoga sobre a importância dos solos, com orientações aos estudantes das escolas de ensino básico, bem como aos agricultores e agricultoras das associações da área de abrangência das atividades extensionistas.
O Projeto avançou e se estabeleceu no Cariri da Paraíba, com o Espaço de Educação em Solos no campus universitário, aberto para visitação do público, constituído pelos seguintes ambientes:
- Laboratório Didático de Formação do Solo
- Ateliê da Geotinta (Tinta de terra)
- Perfil Didático do Solo
- Viveiro de Mudas (Composteira e Minhocario)
Desde sua criação o Espaço já recebeu aproximadamente 4.500 pessoas para visitação, entre escolares, professores e agricultores (as). O Projeto Solo na Escola/UFCG já esteve presente em mais de 20 (vinte) municípios do Estado, falando da necessidade de conhecer o solo que se pisa, considerando a importância da conservação deste recurso natural, participando das Feiras de Ciências nas escolas da região e de eventos técnicos para os agricultores, organizados pelas prefeituras locais ou associações rurais.
Atividades dialógicas e participativas são realizadas para popularizar o solo, como jogos educativos, teatro de fantoches (Teatrinho do Solo, Geocine, trilhas pedológicas, sala de pintura com tinta de terra, exposições didáticas e oficinas temáticas).
Para conhecer o site do SOLO NA ESCOLA/ UFCG
clique no botão abaixo:
TEATRINHO DO SOLO
A Educação, em todas as suas formas, pode e deve desenhar o mundo que se quer, trabalhando de maneira sustentável, numa proposta que estimule a afetividade pela Terra e seus recursos e pelo respeito às diversas formas de vida.
Com o teatrinho do solo as crianças assistem e são convidadas pelos personagens Paspim, Zé do Mato e Jureminha a aprender de forma a estimular a fantasia, imaginação e a capacidade criativa com um clima divertido sobre conservação do solo.
PINTURA COM TINTA DE TERRA
A pintura com terra resgata e aperfeiçoa o uso tradicional de barro e outras técnicas para produzir tintas, sempre na perspectiva ecológica. É valorização do solo, economia e sustentabilidade.
As oficinas de pintura com tinta de terra de iniciam com palestras sobre solos, utilizando de atividades lúdicas numa proposta importante para debater questões do cotidiano e para facilitar o aprendizado sobre este recurso natural. São organizadas vivências de pintura com tinta de terra acontecendo em clima de curiosidade, entusiasmo, alegria e com vontade de ‘botar a mão na terra’ e sentir a textura da tinta de terra.
PERFIL DIDÁTICO DO SOLO
O perfil didático do solo funciona como uma metodologia de ensino, por meio de aulas de campo com o objetivo de mostrar as origens das formações das rochas e dos solos.
As ações no perfil são voltadas para alunos, escolas, agricultores, associações rurais, visando explicar com clareza como ocorre a distinção dos horizontes e a formação do solo.